Ouvido não tem pálpebra

Sempre pensei que, se é que Deus existe, ele deveria fazer uma rodada de perguntas e respostas no Juízo Final. E eu já teria minha pergunta pronta: por que ouvido não tem pálpebra? Afinal, se estamos diante de uma cena desagradável ou de uma luz muito forte, sempre podemos fechar os olhos. Os ouvidos? Nunca.
Eu já fiz essa pergunta pra um monte de gente... Afinal, a orelha poderia ter a função de fechar o nosso ouvido, quando o mundo fizesse muito barulho... É tanta carne sobrando que poderia ser usada pra fechar o ouvido diante de sons muito altos ou desagradáveis.
A resposta mais plausível que eu já ouvi foi a de que, em nome de nossa sobrevivência, um de nossos sentidos tem de permanecer sempre alerta, mesmo quando dormimos. Por isso acordamos com ruídos mais altos, para podermos fugir em caso de alguma situação que coloque em risco nossa vida.
Tudo bem, é uma explicação razoável. Mas então, já que não tem muito jeito de evitar ruídos desagradáveis, por que é que não cuidamos melhor do que entra pelos nossos ouvidos todo o tempo em que estamos acordados? E muitas vezes, até quando estamos dormindo!
Se o ouvido não tem pálpebra, vamos pelo menos filtrar melhor o que entra por ele!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bodleian Library

Jaculândia

Minha avó era blogueira?