Bye, bye, Íris Lettieri!

Li na internet (http://migre.me/loH) nesta semana a informação de que a Infraero decidiu acabar com os avisos sonoros em aeroportos. Aliás, dizem eles que desde outubro de 2008 as chamadas estão suspensas, mas que alguns aeroportos não estão cumprindo a nova regra.
É o caso dos aeroportos do Rio de Janeiro, onde, há 32 anos, a voz de Íris Lettieri anuncia "Passageiros do vôo 3854 com destino a Nova Iorque, embarque no portão 23". O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) já anunciou que não tem data marcada para interromper esse serviço.
Ainda segundo a Infraero, "a medida irá reduzir a poluição sonora, provocada pelo elevado número de mensagens nos horários de maior movimento". Louvável motivação, mas será que esses anúncios são tão inconvenientes assim?
O diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, Ronaldo Jenkins, é contra. Ele afirma: "Há ainda a questão psicológica. Uma voz como a da Íris Lettieri acalma o passageiro. Não se pode esperar que todos os funcionários das companhias aéreas tenham uma voz como a dela".
Pra quem tem saudade ou não se lembra ou não conhece avoz da Íris, no site dela (http://www.irislettieri.com.br/) tem umas amostras. E ainda tem fotos, pra quem tem curiosidade de conhecer a aparência da dona da voz mais popular dos aeroportos brasileiros.
Apesar de o argumento do Ronaldo Jenkins estar muito centrado nas supostas qualidades calmantes da voz da Íris Lettieri, achei interessante. Pessoalmente, confesso que gosto de ouvir todos os anúncios sonoros em aeroportos, porque parece que eles me ajudam a entrar no clima da viagem...
Mas como estou ainda muito em dúvida, gostaria de saber o que acham dessa decisão da Infraero... Opiniões, por favor!!!

Comentários

  1. Ah, eu gosto dos avisos sonoros no aeroporto. Com a voz repousante de Íris ou outra, acho sempre divertido ouvir os chamados para embarque. Como você disse: ajuda a entrar no clima de viagem...

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro ouvir os avisos e não gostaria que trocassem a voz ou encerrassem o serviço. Aquela voz nunca me incomodou. Se cada companhia der os seus avisos, como li que pode acontecer, aí sim haverá aumento da poluição sonora.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto. E só de ouvir a gravação, no link, já me deu uma ansiedade de saber se não era o meu voo. Tenho síndrome de mineiro no aeroporto, olho toda ora para o painel, torno a olhar para o meu cartão de embarque, e para o painel, enfim, sem os avisos sonoros isso pode se agravar muuuito.

    ResponderExcluir
  4. E eu que acreditava que a voz dela tinha se tornado patrimônio nacional? Sério, psicológicamente, eu acho que se tirarem a voz dela muita gente vai perder o voo . Passageiro em aeroporto olha pro painel 500 mil vezes, mas se a voz não chamar acha que está deixando algo pra tras.. Sei lá, eu acho que está fadado a muita gente perder o voo. Por mim ela fica. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nhai! Eu nunca viagei de avião!haha =S Terrível!! Mas eu acho bacana ter os avisos sim!!! Acredita que depois q comecei a frequentar o seu blog, presto mais atenção nos barulhos do dia a dia... e o que mais me irrita é a musiquinha no elevador!haha Gente, que saco!! Silencioooooooooooo!!rs

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  6. Bom, após a entrada das empresas de baixo custo no mercado brasileiro (que eu acho um máximo, pois só assim pude começar a viajar de avião), e agora com a retirada dos avisos sonoros, os aeroportos perderão todo aquela classe que a aviação comercial ainda tenta ostentar e serão uma grande estação rodoviária!

    ResponderExcluir
  7. Ouvir Íris no Tom Jobim é charme total. A forma um tanto quanto barulhenta dos informantes-locutores no aeroporto de Brasília têm sua característica própria e não nos deixam perder a atenção. Sei que mudanças são necessárias, mas as chamadas nos aeroportos são muito especiais.

    ResponderExcluir
  8. Desde pequeno ouvir falar desta voz sex de aeroporto do Rio, não sabia que era a dela (Iris) e o interessante que ficou no imaginário popular a sua voz conforme ela usa..., já vi na Rodoviária de BH/MG algumas locutoras tentando imitá-la e não faziam feio.

    Outro ponto também interessante, foi ver seu rosto, tudo haver com a voz, ela foi muito bonita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bodleian Library

Jaculândia

Minha avó era blogueira?